Apostila: Fundamentos de C#
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Conteúdo do Ebook:

UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A PLATAFORMA .NET 6
INTRODUÇÃO 6
ATUAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA WINDOWS 6
A ABORDAGEM .NET 9
A ARQUITETURA .NET 9
CLR (COMMOM LANGUAGE RUNTIME) 9
CTS (COMMON TYPE SYSTEM) 10
CLS (COMMON LANGUAGE SPECIFICATION) 10
BCL (BASE CLASSE LIBRARY) 10

UNIDADE 2 COMPILANDO PROGRAMAS .NET: INTRODUZINDO A LINGUAGEM
INTERMEDIÁRIA MSIL 12
COMO UMA APLICAÇÃO .NET É EXECUTADA PELO RUNTIME 13
TEMPO DE COMPILAÇÃO 13
METADADOS 13
ASSEMBLY 13
PE (PORTABLE EXECUTABLE) 14
COMPILAÇÃO JIT (“JUST IN TIME”) 14
VES (VIRTUAL EXECUTION SYSTEM) 15
GERENCIAMENTO DA MEMÓRIA: GARBAGE COLLECTOR 15
LINGUAGENS QUE SUPORTAM .NET 15
A NECESSIDADE DE UMA NOVA LINGUAGEM 15
QUANDO USAR A .NET? 16
AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO .NET 16

UNIDADE 3 A LINGUAGEM C# 18
INTRODUÇÃO 18
AS CARACTERÍSTICAS DO C# 18
“OLÁ MUNDO”: A ESTRUTURA BÁSICA DE UMA APLICAÇÃO C# 18
O CABEÇALHO DO PROGRAMA 19
A DECLARAÇÃO DE UMA CLASSE 19
O MÉTODO MAIN( ) 19
INTERAGINDO COM O CONSOLE 20
FORMATANDO A SAÍDA PADRÃO 21
RECEBENDO PARÂMETROS NA LINHA DE COMANDO 22
VARIÁVEIS 22
TABELA DE TIPOS POR VALOR INCLUSOS EM C# 22

UNIDADE 4 O SISTEMA DE TIPOS EM C# 24
BOXING E UNBOXING 24
TIPOS VALOR 25
ESTRUTURAS 25
ENUMERADOS 25
TIPOS REFERÊNCIA 25
CLASSES 25
MEMBROS DE UMA CLASSE 26
MODIFICADORES DE ACESSO 27
MÉTODOS 27
PASSAGEM DE PARÂMETROS POR VALOR E POR REFERÊNCIA 28
PARÂMETROS DE SAÍDA: OUT 29
PASSAGEM DE NÚMERO VARIÁVEL DE PARÂMETROS 29
VALOR DE RETORNO DE UM MÉTODO 30
CONSTANTES E ATRIBUTOS SOMENTE LEITURA 30
CONSTRUTORES DE INSTÂNCIAS 31
CONSTRUTORES ESTÁTICOS 32
CONSTRUTORES PRIVADOS 33
DESTRUTORES 33
ESTRUTURAS 33
TIPOS ANINHADOS 34
TIPOS ENUMERADOS 35

UNIDADE 5 ARRAYS 39
DECLARANDO ARRAYS 39
OPERAÇÕES COM ARRAYS 41
STRINGS 41
USANDO A CLASSE SYSTEMTEXTSTRINGBUILDER 42

UNIDADE 6 EXPRESSÕES E OPERADORES 44
CONDICIONAIS 44
LAÇOS 47
O LAÇO FOR 47
LAÇOS INFINITOS 47
LAÇOS ANINHADOS 48
LAÇOS EM DECREMENTO 48
O LAÇO FOREACH/IN 48
O LAÇO WHILE 49
O LAÇO DO/WHILE 49
OPERADORES 49

UNIDADE 7 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 53
INTRODUÇÃO 53
POR QUE OOP EXISTE? 53
CONCEITOS DE ENCAPSULAMENTO, HERANÇA E POLIMORFISMO 54
ORIENTAÇÃO A EVENTOS 55
IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA DOS CONCEITOS 56
HERANÇA E AGREGAÇÃO 58
CRIAÇÃO DE PROPRIEDADES 59
MÉTODOS POLIMÓRFICOS 59
UM POUCO DE CONCRETISMO E ABSTRACIONISMO 60
INTERFACES 61
SELANDO AS CLASSES 62
FERRAMENTAS DE APOIO 62
TEMPO DE VIDA DOS OBJETOS 63
TRATAMENTO DE EXCEÇÕES 64
CONVERSÃO DE TIPOS (TYPECASTING) 67
RESUMO 70

UNIDADE 8 NAMESPACES, ASSEMBLIES E DOCUMENTAÇÃO 71
INTRODUÇÃO 71
NAMESPACES 71
USANDO NAMESPACES 71
USANDO ALIAS PARA NAMESPACES 72
USANDO ALIAS PARA CLASSES 72
DISTRIBUINDO UM NAMESPACE EM DIVERSOS ARQUIVOS DE CÓDIGO-FONTE 72
NAMESPACES ANINHADOS 73
MODIFICADORES DE ACESSO DOS MEMBROS DE UM NAMESPACE 73
ASSEMBLIES 74
TIPOS DE ASSEMBLIES 75
IMPLEMENTANDO ASSEMBLIES PRIVADOS 76
CRIANDO UMA APLICAÇÃO CLIENTE 76
USANDO ARQUIVOS DE CONFIGURAÇÃO 77
IMPLEMENTANDO ASSEMBLIES COMPARTILHADOS 78
CRIANDO UM ASSEMBLY COMPARTILHADO 78
CRIANDO UMA APLICAÇÃO CLIENTE QUE USA O ASSEMBLY COMPARTILHADO 79
CONTROLANDO A VERSÃO DE UM ASSEMBLY COMPARTILHADO 80
LOCALIZANDO UM ASSEMBLY USANDO 81
USANDO O ATRIBUTO CULTURE 82
DOCUMENTANDO SISTEMAS EM C# 82
INTRODUÇÃO À LINGUAGEM XML 82
GERANDO UM DOCUMENTO XML 85
RESUMO 86