Apostila de lógica de programação


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CONTEÚDO DA APOSTILA
1. VAMOS COMEÇAR PROGRAMANDO 7
1.1 VAMOS FAZER UM PRIMEIRO PROGRAMA. 7
1.2 VAMOS FAZER UM SEGUNDO PROGRAMA. 8
1.3 PROGRAMAS SEGUEM UM FLUXO, PASSO A PASSO 9
1.4 PRECISAMOS FALAR SOBRE VARIÁVEIS 9
1.5 VAMOS FAZER ESCOLHAS? 11
1.6 BLOCOS DE COMANDO 12
1.7 NOSSO PRIMEIRO PEGA-RATÃO 14
1.8 VAMOS OUVIR O USUÁRIO? . 15
1.9 AGORA ESTAMOS PRONTOS PARA PROGRAMAR . 16

2. ENFRENTANDO NOSSOS PRIMEIROS DESAFIOS. 17
2.1 PROGRAMANDO COM UM EDITOR DE TEXTO . 17
2.2 MÉTODO EXEMPLO-DESAFIO-RESPOSTA 17
2.3 VAMOS FAZER OPERAÇÕES MATEMÁTICAS 18
2.4 NOSSO PRIMEIRO DESAFIO 19
2.5 RESPOSTA DO DESAFIO 19
2.6 RESPOSTA MESMO DO DESAFIO 19

3. VAMOS MELHORAR NOSSOS CÓDIGOS 21
3.1 HÁ ALGO QUE PRECISAMOS COMENTAR . 21
3.2 NÃO SOMOS MATEMÁTICOS, PODEMOS USAR NOMES DE VARIÁVEIS QUE SERES HUMANOS
ENTENDEM 22
3.3 PRECISAMOS DE TANTOS ALERTAS? . 23
3.4 NOVO PEGA-RATÃO: SOMA OU CONCATENAÇÃO? 24

4. CRIANDO UM PEQUENO PROGRAMA DE CÁLCULO 28
4.1 CÁLCULO DE IMC . 28
4.2 DICAS PARA SOLUÇÃO DO DESAFIO 28
4.3 SOLUÇÃO DO DESAFIO. 29
4.4 EM DÚVIDA DE COMO ENCADEAR “IF”S? PRATIQUE 31

5. UM POUQUINHO DE “LÓGICA BOOLEANA”, MAS NÃO VAMOS CHAMAR DESSE NOME
DIFÍCIL 32
5.1 USANDO “E” E “OU” 32
5.2 VAMOS REFAZER NOSSO TESTE DO IMC 34

6. O COMANDO SWITCH . 35

7. CONTROLAR O FLUXO É UM DESAFIO. 37
7.1 UMA SOMA INFINITA. 37
7.2 MAS QUE RAIOS É ESTE “!=”. 38
7.3 O COMANDO “WHILE” 38
7.4 O DESAFIO DE UMA CALCULADORA INFINITA . 39
7.5 ALGUMAS DICAS . 39
7.6 RESULTADO DO DESAFIO CALCULADORA INFINITA 40

8. EXERCITANDO NOSSA CAPACIDADE DE PROGRAMAÇÃO 42
8.1 VAMOS ENCONTRAR O MAIOR E MENOR NÚMERO . 42
8.2 CÁLCULO DO FATORIAL 42
8.3 CÁLCULO DO FATORIAL EM UM LOOP . 42
8.4 RESPOSTA DOS EXERCÍCIOS. 42

9. CRIANDO FUNÇÕES 45
9.1 UMA FUNÇÃO QUE CALCULA O IMC. 45
9.2 PARÂMETROS E RETORNOS DE UMA FUNÇÃO 46
9.3 UTILIZAMOS FUNÇÕES PARA NÃO REPETIR CÓDIGOS . 46
9.4 UTILIZAMOS FUNÇÕES PARA FACILITAR A MANUTENÇÃO E TORNAR O CÓDIGO LEGÍVEL 47
9.5 FUNÇÕES PODEM SER UTILIZADAS FACILMENTE EM OUTROS PROGRAMAS 47
9.6 DESAFIO: VAMOS CRIAR UMA PRIMEIRA FUNÇÃO 47
9.7 SOLUÇÃO. 47
9.8 FUNÇÕES PODEM SER UTILIZADAS DIRETAMENTE EM CÁLCULOS E PARÂMETROS 48
9.9 FUNÇÕES E ESCOPO DE VARIÁVEIS 49

10. ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE VARIÁVEIS E USOS DELAS . 53
10.1 VAMOS FACILITAR MUDAR O VALOR DE UMA VARIÁVEL 53
10.2 ALGUMAS VEZES UM CONTADOR É APENAS UM CONTADOR 53
10.3 LINGUAGENS FORTEMENTE TIPADAS E FRACAMENTE TIPADAS 54
10.4 REVER ALGUNS TIPOS QUE JÁ USAMOS: TIPO NUMBER 54
10.5 NAN? O QUE DIABOS É ISSO? 55
10.6 REVER ALGUNS TIPOS QUE JÁ USAMOS: TIPOS FRACIONÁRIOS 56
10.7 VOLTANDO AO TIPO INTEIRO 58
10.8 REVER ALGUNS TIPOS QUE JÁ USAMOS: TIPO STRING. 58
10.9 UM TIPO NOVO, O BOOLEAN, E SEU USO 59
10.10 QUE TIPO DE VARIÁVEL QUE EU SOU? . 60

11. A ESTRADA ATÉ AQUI 62

12. OBJETOS EM JAVASCRIPT 66
12.1 VOCÊ NÃO É APENAS UM NÚMERO. 66
12.2 CRIANDO VARIÁVEIS ESTRUTURADAS 66
12.3 PODEMOS VINCULAR FUNÇÕES A UM OBJETO. 67

13. ARRAYS E O COMANDO FOR 69
13.1 ARRAYS, NÃO PODEMOS VIVER SEM ELES 69
13.2 WHILE NÃO É TUDO AQUILO 70
13.3 VAMOS CRIAR NOSSO PRIMEIRO ARRAY . 71
13.4 PODEMOS TAMBÉM INCLUIR NOVOS ELEMNTOS EM UM ARRAY. 73
13.5 AGORA É COM VOCÊ . 74
13.6 VAMOS INVERTER A ENTRADA SEM LIMITE 74
13.7 CRIE UMA FUNÇÃO QUE RETORNE O ARRAY DE ENTRADA INVERTIDO . 74
13.8 RESPOSTA DOS DESAFIOS 75

14. E A PARTIR DE AGORA? 78
14.1 DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A OBJETOS 78
14.2 FUNÇÕES E RECURSOS ESPECÍFICOS DE JAVASCRIPT. 78
14.3 MAS ALGO MAIS IMPORTANTE AINDA FALTA 78

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