Apostila de Introdução em Qualidade e Teste de Software


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CONTEÚDO DA APOSTILA
UNIDADE 1 O QUE É QUALIDADE DE SOFTWARE? 5
1.1 O QUE É?.5
1.2 HISTÓRIA DA QUALIDADE.6
1.3 QUALIDADE DO PROCESSO7
1.4 CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE 8
1.5 O SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO 9
1.6 CUSTOS DA QUALIDADE .11
EXERCÍCIOS. 12

UNIDADE 2 INTRODUÇÃO AO TESTE DE SOFTWARE 13
2.1 TESTE DE SOFTWARE ? DEFINIÇÕES13
2.2 PARA QUE TESTAR?.14
2.2.1 Confiabilidade 15
2.3 UTILIZAÇÃO DO TESTE COMO PRÁTICA ESTRATÉGICA NO MERCADO.16
2.4 ABRANGÊNCIA DOS TESTES DE SOFTWARE.16
2.5 TESTE E QUALIDADE.17
EXERCÍCIOS: 18

UNIDADE 3 OS PAPÉIS EM TESTE DE SOFTWARE. 19
3.1 FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES 19
EXERCÍCIOS: 20

UNIDADE 4 PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DOS TESTES. 21
4.1 O QUE É GESTÃO DO CONHECIMENTO?.21
4.2 E POR QUE PRECISAMOS GERENCIAR O CONHECIMENTO? 21
4.2.1 Gestão de competências .22
4.2.2 Gestão de processos .22
4.2.3 Gestão dos relacionamentos.22
4.2.4 Gestão do Capital intelectual .23
4.2.5 Capital humano 23
4.2.6 Capital estrutural .24
4.2.7 Capital de clientes24
4.3 CICLOS DE VIDA DE SOFTWARE25
4.3.1 Processo de desenvolvimento de software25
4.3.2 Especificação de software 26
4.3.3 Projeto e implementação 26
4.3.4 Métodos do projeto.27
4.3.5 Programação e depuração .27
4.3.6 Validação de Software28
4.4 DOCUMENTOS DE TESTE.28
4.4.1 Plano de Teste 28
4.4.2 Casos de Teste 29
4.4.3 .Reporte de Incidentes (bugs) .29
4.4.4 Métricas, estatísticas e resumos.29
4.5 QUAIS PARTES COMPÕEM UM PRODUTO DE SOFTWARE? .29
4.6 MODELOS DE CICLO DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 30
4.6.1 Modelo Big Bang30
4.6.2 Modelo Constrói e Corrige.30
4.6.3 Modelo Cascata31
4.6.4 Modelo Espiral .31
4.7 MÉTODOS ÁGEIS.32
4.7.1 Manifesto ágil.34
4.7.2 Os 12 princípios do manifesto ágil.34
4.7.3 O que é Scrum? 35
4.7.4 Extreme programming (XP) .36
4.7.5 Processo Unificado (Rational Unified Process- RUP).39
Introdução em Qualidade e Teste de Software
4
EXERCÍCIOS: 40

UNIDADE 5 GESTÃO DE DEFEITOS. 42
5.1 O QUE SÃO: ERRO, DEFEITO E FALHA?.42
5.2 ENCONTRANDO E REPORTANDO UM DEFEITO .43
5.3 DESCRIÇÃO EFETIVA DE DEFEITOS .43
5.4 NUNCA JULGUE AO REPORTAR DEFEITOS 44
5.5 REPORTE DE DEFEITOS INEFICIENTES .44
5.6 FOLLOW-UP SEU REPORTE DE DEFEITOS45
5.7 ISOLANDO E REPRODUZINDO DEFEITOS45
5.8 REPORTE DE INCIDENTES DE DEFEITOS - IEEE 829 46
EXERCÍCIOS: 46

UNIDADE 6 CICLO DE VIDA X TESTES 47
6.1 MODELO V47
6.1.1 Modelo Sequencial (cascata)48
6.2 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO (V&V) 50
6.3 TESTES ESTÁTICOS E TESTES DINÂMICOS.50
6.3.1 Testes Estáticos 50
6.3.2 Testes Dinâmicos50
EXERCÍCIOS DA UNIDADE 6: . 51

UNIDADE 7 ANÁLISE DE RISCOS E ESTRATÉGIA DE TESTES 52
7.1 ANÁLISE DE RISCOS52
7.1.1 Riscos no projeto 52
7.1.2 Riscos do Produto.53
7.2 ESTRATÉGIAS DE TESTE55
7.3 TESTE CAIXA BRANCA56
7.4 PROCESSOS DE REVISÕES 57
7.4.1 Peer review.57
7.4.2 Walktroughts.57
7.4.3 Inspeções57
7.5 TESTE CAIXA PRETA.58
7.5.1 Particionamento de equivalência .58
7.5.2 Análise do valor limite58
7.5.3 Erro Imaginado 59
7.5.4 Combinação de Dados59
7.5.5 Gráfico de causa-efeito 59
EXERCÍCIOS: 59

UNIDADE 8 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS TIPOS DE TESTES 60
8.1 NÍVEIS DE TESTE .60
8.1.1 Teste de Unidade - Teste Unitário60
8.1.2 Teste de Integração 60
8.1.3 Teste de Sistema .61
8.1.4 Teste de Aceitação62
8.2 TÉCNICAS DE TESTE DE SOFTWARE 63
8.2.1 Teste Estrutural X Testes Funcionais.63
8.2.2 Técnicas de Testes Estruturais .63
8.2.3 Técnicas de Testes Funcionais .69
8.2.4 Outros Tipos de Teste .74
EXERCÍCIOS: 75

UNIDADE 9 AMBIENTES DE TESTES. 76
9.1 VIRTUALIZAÇÃO - CONSTRUINDO UM AMBIENTE VIRTUALIZADO.78

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