I am Iron Man. Um improviso mudou o Universo Marvel para sempre.

16/08/2021

 

Eu Sou o Homem-de-Ferro

Entender todas as implicações desta simples frase é algo que pode ajudar qualquer pessoa que lida com um ambiente dinâmico e em transformação.

O que, nos dias de hoje, significa todos nós.

Existem algumas regras básicas, fundamentais, imutáveis, do que é uma história de super-herói. São conceitos criados há quase 100 anos em histórias como do Super-Homem, Batman, Capitão América.

Toda história de super-herói envolve:

- uma origem do herói
- um ou mais arqui-inimigos
- super-poderes ou habilidades especiais
- uma identidade secreta

Tentativas de fugir desta fórmula sempre fracassam, ou pelo menos ficam relegadas a títulos de menor importância e mais experimentais. Cada vez que a identidade secreta do Homem-Aranha era revelada, em pouco tempo uma explicação surgia para desfazer a revelação e voltar ao paradigma original.

Até que, no set do primeiro filme do Homem-de-Ferro, ao contrário do que estava previsto no script, Robert Downey Jr. improvisou a frase "Eu sou o homem-de-ferro". Fazia sentido para o momento e o personagem, e a Marvel resolveu manter na versão que foi ao ar, mesmo contrariando todas as regras do que é uma "história de super-heróis".

O Universo Cinematográfico Marvel nunca mais foi o mesmo.

Os filmes dos vingadores e outros da franquia seriam diferentes, a dinâmica dos personagens seria outra, o foco das histórias não seria na vida dupla e secreta de seus protagonistas.

Seria trilhado um caminho diferente dos quadrinhos e das outras franquias de super-heróis.

Tudo graças ao improviso de Robert Downey Jr.

Ao me dar conta disso, não pude deixar de pensar em como é difícil aceitarmos padrões diferentes em face de um ambiente diferente (assim como o "ambiente" de um produção para o cinema é diferente de uma história em quadrinhos).

Há lições a serem extraídas aqui para o marketing digital, o design, a programação.

Há lições a serem extraídas para o ensino.

Para nós, a lição principal foi uma mudança no formato de nossos cursos. A realidade hoje é diferente do que era há 20 anos quando iniciamos neste mercado. É diferente do que era há 10 anos, há 5 anos.

Com a pandemia, sejamos sinceros, a realidade de hoje é diferente de 6 meses atrás.

E, o curioso, quando finalmente criamos um novo conceito de ensino, um novo formato, é que fica até difícil imaginar o mundo como antes.

Nosso novo conceito é de um foco no aluno e no resultado que ele busca, um acompanhamento através de WhatsApp e lives, conteúdos em vídeo que revalidamos e melhoramos mensalmente.

Nossas lives semanais são parte deste novo conceito.

Confira minha nova live esta quinta-feira, 16 horas. Falarei um pouco sobre este novo mundo.

Live Quinta 16h

Um abraço
Rodrigo Losina
Alfamídia

Confira nossas postagens anteriores em nosso novo blog

13/08/2021 Marquei para ver depois. Era um vídeo sobre procrastinação
12/08/2021 Mat Cauthon vs Gawyn e Galad
10/08/2021 A Raposa, o Programador e o Porco-Espinho