INTRODUÇÃO AO 3D . 5
1.1 TRABALHANDO COM O AUTOCAD EM 3D 5
1.2 COORDENADAS CARTESIANAS 3D 6
1.3 OBSERVADOR 3D . 6
VISUALIZANDO MODELOS 3D 7
2.1 VISTAS E VIEWPORTS . 7
2.2 VISTA EM PERSPECTIVA E ORTOGONAIS (PARALELA) 10
2.3 ESTILOS VISUAIS. 11
2.4 EXEMPLO 14
GEOMETRIAS 3D 15
3.1 A FERRAMENTA BOX 15
Método padrão 16
Método Center. 16
Método Cube . 16
Método Cube . 17
3.2 A FERRAMENTA CYLINDER. 17
Método padrão 17
Método dois pontos 17
Método três pontos 18
Método por tangentes 18
Método de cilindro elíptico 18
3.3 A FERRAMENTA CONE 18
3.4 A FERRAMENTA SPHERE. 19
3.5 A FERRAMENTA PYRAMID 19
Método padrão 19
Método por comprimento da aresta. 20
3.6 A FERRAMENTA WEDGE . 20
Alfamídia AutoCAD Oficial: Projetos 3D
4 2013 ? Alfamídia Prow.
3.7 A FERRAMENTA TORUS 20
3.8 A FERRAMENTA POLYSOLID . 21
3.9 EXEMPLO / EXERCÍCIO 22
MODELAGEM E EDIÇÃO DE OBJETOS 3D 23
4.1 FERRAMENTA EXTRUDE . 23
4.2 FERRAMENTA REVOLVE . 23
4.3 FERRAMENTA LOFT 24
4.4 FERRAMENTA SWEEP 25
4.5 FERRAMENTA PRESSPULL. 26
4.6 FERRAMENTA UNION 26
4.7 FERRAMENTA SUBTRACT . 27
4.8 FERRAMENTA INTERSECT . 27
4.9 FERRAMENTA 3D MIRROR 27
4.10 FERRAMENTA 3D ARRAY . 28
Método Rectangular 28
Método Polar. 28
4.11 EXEMPLO / EXERCÍCIO 29
MATERIAIS 30
5.1 RENDER BÁSICO 30
5.2 RENDER BÁSICO 31
5.3 CRIANDO UM MATERIAL . 32
5.4 EDITANDO UM MATERIAL . 36
5.5 EXEMPLO / EXERCÍCIO 37
ILUMINAÇÃO. 38
6.1 PARÂMETROS GENÉRICOS. 38
6.2 POINT LIGHT . 42
6.3 SPOTLIGHT . 42
6.4 SUN LIGHT 43
6.5 EXEMPLO / EXERCÍCIO 46
RENDERIZAÇÃO. 47
7.1 CÂMERAS . 47
7.2 CONFIGURAÇÕES DE RENDERIZAÇÃO 49
7.3 EXEMPLO / EXERCÍCIO 51