Apostila de Adobe Illustrator CS6
aceito receber e-mails EuCurso

Conteúdo do Ebook:

UNIDADE 1 ADOBE ILLUSTRATOR CS6 – CRIAÇÃO VETORIAL. 7
1.1 SOBRE O CURSO . 7
1.2 ESTRUTURA DO CURSO 7

UNIDADE 2 INICIANDO O ADOBE ILLUSTRATOR CS6 . 8
2.1 A TELA INICIAL (START PAGE) 8
2.2 MODELOS DE COR 11
2.2.1 Modo RGB 12
2.2.2 Modo CMYK. 13
2.3 VETOR X BITMAP . 14

UNIDADE 3 A ÁREA DE TRABALHO DO ILLUSTRATOR 17
3.1 CRIANDO UM NOVO DOCUMENTO 17
3.2 A CAIXA DE FERRAMENTAS . 18
3.3 OS PAINÉIS. 20
3.4 OS MENUS DE CONTEXTO 24
3.5 VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA 26
3.5.1 A Ferramenta Hand 27

UNIDADE 4 FORMAS DE ZOOM E VISUALIZAÇÃO. 29
4.1 ZOOM PELO MENU POP-UP. 29
4.2 A FERRAMENTA ZOOM 30
4.3 O PAINEL NAVIGATOR . 31
4.4 VISUALIZAÇÃO DE OBJETOS. 33

UNIDADE 5 CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA. 36
5.1 CONFIGURAÇÕES DO NOVO DOCUMENTO. 36
5.2 PÁGINAS. 36
5.3 CONFIGURANDO UM DOCUMENTO ABERTO 38
5.4 CONFIGURANDO A ÁREA ÚTIL . 40
5.5 CONFIGURANDO DOCUMENTOS MAIORES QUE A MÍDIA DE IMPRESSÃO 42

UNIDADE 6 FORMAS BÁSICAS . 45
6.1 AS FERRAMENTAS RECTANGLE E ELLIPSE. 45
6.2 A FERRAMENTA ROUNDED RECTANGLE 47
6.3 AS FERRAMENTAS POLYGON E STAR . 49
6.4 FERRAMENTA FLARE . 51
6.5 A FERRAMENTA LINE SEGMENT 55
6.6 FERRAMENTA ARC. 57
6.7 FERRAMENTA SPIRAL. 61
6.8 FERRAMENTA RECTANGULAR GRID. 62
6.9 FERRAMENTA POLAR GRID 65

UNIDADE 7 FERRAMENTAS DE SELEÇÃO 68
7.1 A FERRAMENTA SELECTION. 68
7.2 A FERRAMENTA DIRECT SELECTION 72
7.3 A FERRAMENTA GROUP SELECTION 76
7.4 A FERRAMENTA LASSO 77
Adobe Ilustrator CS6: Design Vetorial
4 2012 ? Alfamídia Prow
7.5 A FERRAMENTA MAGIC WAND 78

UNIDADE 8 ATRIBUTOS E GERENCIAMENTO DOS OBJETOS 81
8.1 ROTAÇÃO. 81
8.2 PAINEL TRANSFORM 83
8.3 PAINEL APPEARANCE. 84
8.4 PAINEL PATHFINDER 87
8.4.1 Compond Shape 91
8.5 TRABALHANDO COM CAMADAS ( LAYERS ). 92
8.5.1 Tirando a visualização dos objetos 95
8.5.2 Bloqueando objetos 96
8.5.3 Estrutura de organização dos objetos (empilhamento) 96
8.5.4 Criando novas Layers. 97
8.5.5 Renomeando as Layers. 98
8.5.6 Organizando as Layers. 98
8.5.7 Trocando objetos de Layers 100
8.5.8 Selecionando a partir das layers 101
8.6 ALINHANDO E DISTRIBUINDO OBJETOS . 103
8.6.1 Utilizar um objeto como referência no alinhamento. . 107
8.7 LINHAS GUIAS 107
8.7.1 Bloqueando e desbloqueando Linhas Guias. 109
8.7.2 Ocultando e deletando as linhas guias. 110
8.7.3 Girando as linhas guias 110
8.7.4 Criando Linhas Guia a partir de objetos 111
8.8 EXPANDINDO OBJETOS 111
8.9 RASTERIZANDO OBJETOS. 114
8.9.1 Dica importante sobre Rasterização:. 116
8.9.2 Laboratório 1: Criação Básica 116

UNIDADE 9 FERRAMENTAS DE DESENHO 119
9.1 OS PATHS. 119
9.1.1 A Ferramenta Pen 119
9.1.2 Curvas com a Ferramenta Pen. 121
9.1.3 A Ferramenta Add Anchor Point 124
9.1.4 Ferramenta Delete Anchor Point . 124
9.1.5 Ferramenta Convert Anchor Point. 124
9.1.6 Desenhando com a Pen 125
9.2 MISTURANDO FERRAMENTAS DE DESENHO . 127
9.2.1 Dicas de desenho:. 128
9.3 LABORATÓRIO 2: PONTOS DE ANCORAGEM (NÓS). 130
9.4 LABORATÓRIO 3: PONTOS DE ANCORAGEM (NÓS). 134

UNIDADE 10 USANDO SÍMBOLOS 139
10.1 O PAINEL SYMBOLS . 139
10.2 CRIANDO SÍMBOLOS 141
10.3 AS BIBLIOTECAS DE SÍMBOLOS 141
10.4 AS FERRAMENTAS SYMBOL . 143
10.4.1 A Ferramenta Symbol Sprayer. 144
10.4.2 A Ferramenta Symbol Shifter. 148
10.4.3 A Ferramenta Symbol Scruncher. 150
10.4.4 A Ferramenta Symbol Sizer. 152
10.4.5 A Ferramenta Symbol Spinner. 153
10.4.6 A Ferramenta Symbol Stainer 154
10.4.7 A Ferramenta Symbol Screener. 155
Adobe Ilustrator CS6: Design Vetorial
5 2012 ? Alfamídia Prow
10.4.8 A Ferramenta Symbol Styler 155

UNIDADE 11 OS BRUSHES 157
11.1 O PAINEL BRUSHES 157
11.2 PONTEIRAS CALLIGRAPHIC 157
11.3 PONTEIRAS SCATTER . 160
11.4 PONTEIRAS ART . 162
11.5 PONTEIRAS PATTERN . 165

UNIDADE 12 IMPORTANDO ARQUIVOS . 168
12.1 VINCULAR OU INCORPORAR ARQUIVOS? . 168
12.2 O PAINEL LINKS. 170

UNIDADE 13 TRANSFORMAÇÕES E DISTORÇÕES COMPLEXAS 173
13.1 USANDO OS COMANDOS ENVELOPE. 173
13.2 DISTORCENDO OBJETOS. 178
13.2.1 A Ferramenta Warp . 179
13.2.2 A Ferramenta Twirl . 179
13.2.3 As Ferramentas Pucker e Bloat . 180
13.2.4 A Ferramenta Scallop 181
13.2.5 A Ferramenta Crystallize. 181
13.2.6 A Ferramenta Wrinkle . 182
13.3 FERRAMENTA BLOB BRUSH . 182
13.4 TRANSFORMANDO OBJETOS COM O EFEITO BLEND . 183
13.5 OBJETOS POR MEIO DE MÁSCARAS DE RECORTE 189
13.6 GRADIENTE 194
13.6.1 Editando Gradiente 195
13.6.2 Acrescentando transparência ao Gradiente 197
13.7 MÁSCARAS DE OPACIDADE 198

UNIDADE 14 TRABALHANDO COM TEXTOS . 202
14.1 DIGITAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE TEXTOS . 202
14.2 OS TEXTOS DE PONTO 204
14.3 OS TEXTOS DE ÁREA 204
14.4 USANDO TEXTOS DENTRO DE UM PATH . 205
14.5 OS TEXTOS DE PATH 206
14.6 AJUSTES EM TEXT PATH 208
14.6.1 Formatação de Caracteres e Parágrafos 210
14.7 REPOSICIONANDO TEXTOS NO PATH 212
14.8 ENCADEAMENTO 216
14.9 WRAPPING DE TEXTO. 220

UNIDADE 15 FILTROS E EFEITOS. 223
15.1 EFEITOS STYLIZE . 223
15.2 EFEITO CROP MARKS. 227
15.3 EFEITOS 3D 227
15.3.1 Extrude e Bevel 227
15.3.2 Revolve. 231
15.3.3 Aplicando símbolo a um efeito 3D. 234
15.3.4 Criando um botão com chanfro . 236
15.3.5 Efeitos de Distorção. 238
15.3.6 Modificações em Efeitos 3D já aplicados 240

UNIDADE 16 TRABALHANDO COM MALHAS 241
Adobe Ilustrator CS6: Design Vetorial
6 2012 ? Alfamídia Prow
16.1 A FERRAMENTA MESH. 241
16.2 ADIÇÃO DE CORES . 243
16.3 O COMANDO CREATE GRADIENT MESH. 245

UNIDADE 17 EXPORTANDO ARQUIVOS 248
17.1 O FORMATO PDF. 248
17.2 O FORMATO EPS . 254

UNIDADE 18 NOVIDADES DO CS5.5 . 256
18.1 INTERAÇÃO COM O HTML 5 256

UNIDADE 19 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO. 258
19.1 VETORIZAÇÃO 258
19.2 ILUSTRAÇÃO DIGITAL. 262
19.3 CRIAÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL 266
19.4 MATERIAIS GRÁFICOS SIMPLES 267

UNIDADE 20 NOVIDADES NO CS6 268
20.1 CONTORNO GRADIENTE . 268
20.2 PATTERN OPTIONS . 269
20.3 MELHORIAS GERAIS. 270
20.3.1 Image Trace . 270
20.3.2 64 Bits e Mercury Perfomance System 271