Apostila de lógica de programação
(e um mini-curso online)
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Conteúdo do Ebook:

1. VAMOS COMEÇAR PROGRAMANDO

1.1 VAMOS FAZER UM PRIMEIRO PROGRAMA.

1.2 VAMOS FAZER UM SEGUNDO PROGRAMA.

1.3 PROGRAMAS SEGUEM UM FLUXO, PASSO A PASSO

1.4 PRECISAMOS FALAR SOBRE VARIÁVEIS

1.5 VAMOS FAZER ESCOLHAS?

1.6 BLOCOS DE COMANDO

1.7 NOSSO PRIMEIRO PEGA-RATÃO

1.8 VAMOS OUVIR O USUÁRIO? 

1.9 AGORA ESTAMOS PRONTOS PARA PROGRAMAR .

 

2. ENFRENTANDO NOSSOS PRIMEIROS DESAFIOS.

2.1 PROGRAMANDO COM UM EDITOR DE TEXTO

2.2 MÉTODO EXEMPLO-DESAFIO-RESPOSTA

2.3 VAMOS FAZER OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

2.4 NOSSO PRIMEIRO DESAFIO

2.5 RESPOSTA DO DESAFIO

2.6 RESPOSTA MESMO DO DESAFIO

 

3. VAMOS MELHORAR NOSSOS CÓDIGOS

3.1 HÁ ALGO QUE PRECISAMOS COMENTAR

3.2 NÃO SOMOS MATEMÁTICOS, PODEMOS USAR NOMES DE VARIÁVEIS QUE SERES HUMANOS ENTENDEM

3.3 PRECISAMOS DE TANTOS ALERTAS?

3.4 NOVO PEGA-RATÃO: SOMA OU CONCATENAÇÃO?

 

4. CRIANDO UM PEQUENO PROGRAMA DE CÁLCULO

4.1 CÁLCULO DE IMC .

4.2 DICAS PARA SOLUÇÃO DO DESAFIO

4.3 SOLUÇÃO DO DESAFIO.

4.4 EM DÚVIDA DE COMO ENCADEAR “IF”S? PRATIQUE

5. UM POUQUINHO DE “LÓGICA BOOLEANA”, MAS NÃO VAMOS CHAMAR DESSE NOME DIFÍCIL

5.1 USANDO “E” E “OU”

5.2 VAMOS REFAZER NOSSO TESTE DO IMC

 

6. O COMANDO SWITCH

 

7. CONTROLAR O FLUXO É UM DESAFIO.

7.1 UMA SOMA INFINITA.

7.2 MAS QUE RAIOS É ESTE “!=”.

7.3 O COMANDO “WHILE”

7.4 O DESAFIO DE UMA CALCULADORA INFINITA .

7.5 ALGUMAS DICAS .

7.6 RESULTADO DO DESAFIO CALCULADORA INFINITA

 

8. EXERCITANDO NOSSA CAPACIDADE DE PROGRAMAÇÃO

8.1 VAMOS ENCONTRAR O MAIOR E MENOR NÚMERO .

8.2 CÁLCULO DO FATORIAL

8.3 CÁLCULO DO FATORIAL EM UM LOOP .

8.4 RESPOSTA DOS EXERCÍCIOS.

 

9. CRIANDO FUNÇÕES

9.1 UMA FUNÇÃO QUE CALCULA O IMC.

9.2 PARÂMETROS E RETORNOS DE UMA FUNÇÃO

9.3 UTILIZAMOS FUNÇÕES PARA NÃO REPETIR CÓDIGOS

9.4 UTILIZAMOS FUNÇÕES PARA FACILITAR A MANUTENÇÃO E TORNAR O CÓDIGO LEGÍVEL

9.5 FUNÇÕES PODEM SER UTILIZADAS FACILMENTE EM OUTROS PROGRAMAS

9.6 DESAFIO: VAMOS CRIAR UMA PRIMEIRA FUNÇÃO

9.7 SOLUÇÃO.

9.8 FUNÇÕES PODEM SER UTILIZADAS DIRETAMENTE EM CÁLCULOS E PARÂMETROS

9.9 FUNÇÕES E ESCOPO DE VARIÁVEIS

 

10. ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE VARIÁVEIS E USOS DELAS

10.1 VAMOS FACILITAR MUDAR O VALOR DE UMA VARIÁVEL

10.2 ALGUMAS VEZES UM CONTADOR É APENAS UM CONTADOR

10.3 LINGUAGENS FORTEMENTE TIPADAS E FRACAMENTE TIPADAS

10.4 REVER ALGUNS TIPOS QUE JÁ USAMOS: TIPO NUMBER

10.5 NAN? O QUE DIABOS É ISSO?

10.6 REVER ALGUNS TIPOS QUE JÁ USAMOS: TIPOS FRACIONÁRIOS

10.7 VOLTANDO AO TIPO INTEIRO

10.8 REVER ALGUNS TIPOS QUE JÁ USAMOS: TIPO STRING.

10.9 UM TIPO NOVO, O BOOLEAN, E SEU USO

10.10 QUE TIPO DE VARIÁVEL QUE EU SOU? 

 

11. A ESTRADA ATÉ AQUI

 

12. OBJETOS EM JAVASCRIPT

12.1 VOCÊ NÃO É APENAS UM NÚMERO.

12.2 CRIANDO VARIÁVEIS ESTRUTURADAS

12.3 PODEMOS VINCULAR FUNÇÕES A UM OBJETO.

 

13. ARRAYS E O COMANDO FOR

13.1 ARRAYS, NÃO PODEMOS VIVER SEM ELES

13.2 WHILE NÃO É TUDO AQUILO

13.3 VAMOS CRIAR NOSSO PRIMEIRO ARRAY

13.4 PODEMOS TAMBÉM INCLUIR NOVOS ELEMENTOS EM UM ARRAY

13.5 AGORA É COM VOCÊ

13.6 VAMOS INVERTER A ENTRADA SEM LIMITE

13.7 CRIE UMA FUNÇÃO QUE RETORNE O ARRAY DE ENTRADA INVERTIDO 

13.8 RESPOSTA DOS DESAFIOS

 

14. E A PARTIR DE AGORA?

14.1 DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A OBJETOS

14.2 FUNÇÕES E RECURSOS ESPECÍFICOS DE JAVASCRIPT

14.3 MAS ALGO MAIS IMPORTANTE AINDA FALTA