1. VAMOS COMEÇAR PROGRAMANDO
1.1 VAMOS FAZER UM PRIMEIRO PROGRAMA.
1.2 VAMOS FAZER UM SEGUNDO PROGRAMA.
1.3 PROGRAMAS SEGUEM UM FLUXO, PASSO A PASSO
1.4 PRECISAMOS FALAR SOBRE VARIÁVEIS
1.5 VAMOS FAZER ESCOLHAS?
1.6 BLOCOS DE COMANDO
1.7 NOSSO PRIMEIRO PEGA-RATÃO
1.8 VAMOS OUVIR O USUÁRIO?
1.9 AGORA ESTAMOS PRONTOS PARA PROGRAMAR .
2. ENFRENTANDO NOSSOS PRIMEIROS DESAFIOS.
2.1 PROGRAMANDO COM UM EDITOR DE TEXTO
2.2 MÉTODO EXEMPLO-DESAFIO-RESPOSTA
2.3 VAMOS FAZER OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
2.4 NOSSO PRIMEIRO DESAFIO
2.5 RESPOSTA DO DESAFIO
2.6 RESPOSTA MESMO DO DESAFIO
3. VAMOS MELHORAR NOSSOS CÓDIGOS
3.1 HÁ ALGO QUE PRECISAMOS COMENTAR
3.2 NÃO SOMOS MATEMÁTICOS, PODEMOS USAR NOMES DE VARIÁVEIS QUE SERES HUMANOS ENTENDEM
3.3 PRECISAMOS DE TANTOS ALERTAS?
3.4 NOVO PEGA-RATÃO: SOMA OU CONCATENAÇÃO?
4. CRIANDO UM PEQUENO PROGRAMA DE CÁLCULO
4.1 CÁLCULO DE IMC .
4.2 DICAS PARA SOLUÇÃO DO DESAFIO
4.3 SOLUÇÃO DO DESAFIO.
4.4 EM DÚVIDA DE COMO ENCADEAR “IF”S? PRATIQUE
5. UM POUQUINHO DE “LÓGICA BOOLEANA”, MAS NÃO VAMOS CHAMAR DESSE NOME DIFÍCIL
5.1 USANDO “E” E “OU”
5.2 VAMOS REFAZER NOSSO TESTE DO IMC
6. O COMANDO SWITCH
7. CONTROLAR O FLUXO É UM DESAFIO.
7.1 UMA SOMA INFINITA.
7.2 MAS QUE RAIOS É ESTE “!=”.
7.3 O COMANDO “WHILE”
7.4 O DESAFIO DE UMA CALCULADORA INFINITA .
7.5 ALGUMAS DICAS .
7.6 RESULTADO DO DESAFIO CALCULADORA INFINITA
8. EXERCITANDO NOSSA CAPACIDADE DE PROGRAMAÇÃO
8.1 VAMOS ENCONTRAR O MAIOR E MENOR NÚMERO .
8.2 CÁLCULO DO FATORIAL
8.3 CÁLCULO DO FATORIAL EM UM LOOP .
8.4 RESPOSTA DOS EXERCÍCIOS.
9. CRIANDO FUNÇÕES
9.1 UMA FUNÇÃO QUE CALCULA O IMC.
9.2 PARÂMETROS E RETORNOS DE UMA FUNÇÃO
9.3 UTILIZAMOS FUNÇÕES PARA NÃO REPETIR CÓDIGOS
9.4 UTILIZAMOS FUNÇÕES PARA FACILITAR A MANUTENÇÃO E TORNAR O CÓDIGO LEGÍVEL
9.5 FUNÇÕES PODEM SER UTILIZADAS FACILMENTE EM OUTROS PROGRAMAS
9.6 DESAFIO: VAMOS CRIAR UMA PRIMEIRA FUNÇÃO
9.7 SOLUÇÃO.
9.8 FUNÇÕES PODEM SER UTILIZADAS DIRETAMENTE EM CÁLCULOS E PARÂMETROS
9.9 FUNÇÕES E ESCOPO DE VARIÁVEIS
10. ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE VARIÁVEIS E USOS DELAS
10.1 VAMOS FACILITAR MUDAR O VALOR DE UMA VARIÁVEL
10.2 ALGUMAS VEZES UM CONTADOR É APENAS UM CONTADOR
10.3 LINGUAGENS FORTEMENTE TIPADAS E FRACAMENTE TIPADAS
10.4 REVER ALGUNS TIPOS QUE JÁ USAMOS: TIPO NUMBER
10.5 NAN? O QUE DIABOS É ISSO?
10.6 REVER ALGUNS TIPOS QUE JÁ USAMOS: TIPOS FRACIONÁRIOS
10.7 VOLTANDO AO TIPO INTEIRO
10.8 REVER ALGUNS TIPOS QUE JÁ USAMOS: TIPO STRING.
10.9 UM TIPO NOVO, O BOOLEAN, E SEU USO
10.10 QUE TIPO DE VARIÁVEL QUE EU SOU?
11. A ESTRADA ATÉ AQUI
12. OBJETOS EM JAVASCRIPT
12.1 VOCÊ NÃO É APENAS UM NÚMERO.
12.2 CRIANDO VARIÁVEIS ESTRUTURADAS
12.3 PODEMOS VINCULAR FUNÇÕES A UM OBJETO.
13. ARRAYS E O COMANDO FOR
13.1 ARRAYS, NÃO PODEMOS VIVER SEM ELES
13.2 WHILE NÃO É TUDO AQUILO
13.3 VAMOS CRIAR NOSSO PRIMEIRO ARRAY
13.4 PODEMOS TAMBÉM INCLUIR NOVOS ELEMENTOS EM UM ARRAY
13.5 AGORA É COM VOCÊ
13.6 VAMOS INVERTER A ENTRADA SEM LIMITE
13.7 CRIE UMA FUNÇÃO QUE RETORNE O ARRAY DE ENTRADA INVERTIDO
13.8 RESPOSTA DOS DESAFIOS
14. E A PARTIR DE AGORA?
14.1 DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A OBJETOS
14.2 FUNÇÕES E RECURSOS ESPECÍFICOS DE JAVASCRIPT
14.3 MAS ALGO MAIS IMPORTANTE AINDA FALTA