12/08/2021
Uma coisa tem que sempre ser lembrada...
Talvez a referência a Mat Cauthon não seja mais obscura em um ou dois anos, se a série de tv do "the Wheel of Time" fizer tanto sucesso quanto "Game of Thrones".
Pelo menos essa série de livros foi concluída. (O autor fez questão de terminá-la no prazo, não deixando que pequenos detalhes da vida - por exemplo sua própria morte - o impedissem).
Fato é que ontem estava relendo o terceiro dos quinze livros da série e me apercebi de um detalhe que havia esquecido.
Tentando evitar spoilers da futura série de tv, basta dizer que um dos personagens resolve entrar em um duelo amistoso em condições bem adversas.
Eu lembrava bem da cena, é uma das principais do livro. O que não lembrava era o motivo real para ele propor o desafio.
Ele passava algumas justificativas pela sua cabeça, entre elas que queria o dinheiro da aposta e uma certa convicção que conseguiria ganhar, mas o motivo principal que o fez propor um duelo foi apenas um....
Ia ser divertido.
No dia a dia é tão fácil esquecermos este aspecto.
Às vezes eu entro em debates sobre se programação deve ser ensinada na prática, com exemplos e desafios, ou (como pensam alguns) deve-se passar horas ensinando teorias, formalismos e conceitos.
Eu tenho muitos argumentos para defender o ensino pela prática, mas um, talvez o mais importante para mim, é algo que os defensores de teorias e conceitos e formalismos nem conseguiriam entender.
Ficar estudando teorias e decorando comandos não é divertido.
É algo para lembrar para minha próxima live (provavelmente quarta-feira que vem)...
Não basta uma perspectiva de futuro profissional, um caminho para realização de sonhos, uma entrada em uma carreira de sucesso.
Uma outra coisa é essencial quando estamos aprendendo programação (e marketing, e design, e qualquer outra coisa).
Tem que ser divertido.
Um abraço
Rodrigo Losina
Alfamídia