Públicos semelhantes ao seu cadastro no Facebook Ads

31/12/1969

Públicos semelhantes ao seu cadastro no Facebook Ads

Ações de marketing em mídias digitais, como o Facebook Ads e o Google Ads, normalmente envolvem um tempo de aprendizado para começarem a gerar um retorno positivo.

Este aprendizado se dá em dois níveis. Há o seu aprendizado de conhecer as ferramentas e entender como elas podem gerar resultados melhores para a sua situação específica, e há o aprendizado da própria ferramenta, que vai acumulando dados a medida que você realiza campanhas, e pode assim identificar automaticamente como gerar mais resultados com a mesma verba.

É possível buscar atalhos em seu próprio aprendizado de como fazer marketing dos serviços e produtos de sua empresa empresa no meio digital. O mais óbvio deles é contratar empresas ou profissionais especializados. Embora sempre haja algo novo para aprender, quem já realizou inúmeras campanhas consegue, mais rapidamente, identificar como fazer uma nova campanha de sucesso, para uma nova empresa.

Resta ainda a questão de como buscar conhecimentos específicos de seu público e utilizá-los para alinhar sua ação de marketing. Seu produto deve ser divulgado para pessoas de que perfil? Em que momento? Em qual localidade?

Mas você não precisa necessariamente começar este aprendizado do zero, especialmente se você já possui algum tipo de cadastro de clientes. Aqui também é possível buscar um atalho.


Criando públicos Semelhantes ao seu cliente

Se você já tem uma empresa operando, mas nunca teve um trabalho ativo de marketing digital, é possível que não tenha realizado todas as configurações recomendáveis de inclusão de recursos de rastreamento do Google e do Facebook. É uma pena, pois você está perdendo informação, e, portanto, também dinheiro. Mas este não é o assunto aqui.

O ponto é que é muito provável que você tenha algum tipo de cadastro dos clientes que compraram com você, e é também provável que você tenha neste cadastro os e-mails destes clientes.

O Facebook permite que, com base neste público, você crie um público semelhante ao público que atualmente consome seus produtos e serviços, apenas fornecendo os e-mails destes clientes.

Isso significa que, de forma quase automática, o facebook pode direcionar sua divulgação de anúncios para o mesmo perfil dos clientes de sua empresa. Inclusive se você vende diferentes produtos, criando públicos semelhantes a quem comprou cada produto, você pode definir diferentes perfis que vão receber diferentes propagandas.

Confira o passo a passo para criar um público semelhante

Você precisa ter uma conta de anúncios no facebook. Nela, umas das opções é a definição de público. Observe na imagem que você tem a opção de criar três tipos de públicos. Primeiro nós devemos começar com o público personalizado, que será o público criado com base em nosso cadastro.



Para criar nosso público, vamos escolher a opção Lista de Clientes, e selecionar a opção de usar um arquivo que não inclui LTV.





Na imagem a seguir mostramos a janela que irá abrir, na qual devemos selecionar a origem dos dados (capturados por nós mesmos ou vindo de parceiro) e colar a lista dos e-mails de nosso cadastro (ou utilizar também outros dados). Definindo um nome, temos a criação de nosso público personalizado.



Por fim, repetimos o processo de criação, desta vez selecionando a opção de criar um público semelhante. Colocamos, conforme a imagem a seguir, a opção de 1% de semelhança, local como Brasil, e selecionamos o público personalizado recém criado.



Agora temos um público que representa o 1% da população brasileira no Facebook mais semelhante ao público em nosso cadastro. Este é um bom público para direcionarmos as nossas ações de marketing digital.